quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Viagem Normandia

Depois de ter viajado pra terra da chuva (Bretanha), resolvemos revisitar a vice-campeã no assunto, a Normandia. E sabado e domingo nao deu outra, choveu o tempo inteiro.

Pra quem não sabe, a Normandia fica no norte da França, no canal da Mancha, e o principal de là é a historia do dia D (6 de junho de 1944, desembarque dos aliados na Normandia). A historia desse dia e das batalhas subsequentes é uma coisa impressionante e muito interessante e totalmente fascinante.

Começamos por ir em Arromanches (de novo) pra rever a praia com os blocos do porto artificial. O objetivo era tentar ir no museu de là (um dos inumeros museus do dia D que tem na Normandia), mas tava fechado na hora do almoço e eu me contentei em ir no domingo no museu de Bayeux.

Veja o video de Arromanches

Tinha também um encontro de uns malucos de um clube de amadores do De volta pro futuro, com varios carros iguais ao do filme.




Comemos um tal de Fondue da Normandia que era Fondue de Camembert (queijo da Normandia) com presuntos, e era pesado pra caramba!

Saindo de Arromanches, visitamos o Cemitério Militar americano, là perto. Com um tipo de museu, contando os detalhes do dia D e da batalha da Normandia, e a classica imagem de um campo plano cheio de cruzes brancas. Eh um negocio realmente emocionante e que te faz sentir um pouco o clima que deve ter sido a guerra. Legal foi passear em meio às cruzes (e estrelas de David) e ler os nomes dos soldados. So assim da ter a noçao real de que 9000 mortos são na verdade um soldado de New Jersey, um engenheiro de Utah, outro soldado de Atlanta, e etc. etc.



Depois fomos pra Bayeux mesmo, que era onde ficava nosso hotel. O hotel era bom, quarto grande, serviço simpatico, foi uma boa surpresa. A cidadezinha também era interessante. Parecia tipo um Campos de Jordão com varias lojas de grife e tal. Demos uma andada na cidade, tomamos um chà e voltamos pra jantar.

O pacote que a gente tinha comprado incluia um jantar no hotel. E o jantar era bom. 5 serviços! Entrada, sorbet, prato, queijo e sobremesa! Cada prato vinha uma merreca, mas somando tudo deu pra encher.

Dia seguinte, fomos na Tapessaria de Bayeux. Com esse nome, a gente pensou que era uma manufatura de tapetes, mas não. Na realidade, trata-se de um tapete de uns 70 metros que conta em imagens a historia da conquista da Inglaterra pelo Guilherme, o conquistador. Outra boa surpresa!

Segundo programa do dia, era ir no cemitério militar inglês em Bayeux, menor que o americano, mas interessante pelo fato que continha também lapides alemãs. Do lado do cemitério, ficava o museu que eu queria ir. Fechado para almoço de novo! Ai eu desisti, e fomos rumo a Paris, esperando para em algum lugar no meio pra aproveitar.

Decidimos ir pra Etretat, um pouco mais longe, perto de Le Havre. O atrativo de Etretat são as falésias.


Apesar da chuva, conseguimos ver as falésias, mas assim que decidimos subir pra ver do alto, a chuva apertou e não largou mais. Desistimos e tomamos a Autoroute de volta pra Paris.

Depois de um trânsito do caramba na entrada da cidade, a gente penou pra achar um posto de gasola! Dentro de Paris, não tem muito posto, praticamente so tem umas bombas na beira da rua, mas nem tavam funcionando. Rodamos um pouco mais que o previsto e finalmente devolvemos o carro. Conclusão da viagem: alugar carro so pra varios dias, pra 2 dias não compensa o esforço!

Proximo post com link para todas as fotos da viagem.

Abraços!

Um comentário: