quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais um video - Journées du Patrimoine

Fim de semana que vem vamos para Bayeux, uma cidade da Normandia, perto das praias do dia D. Descolamos um hotel barato pro fim de semana e vamos dar uma passeada.

Fora isso, nenhuma novidade muito espetacular. O curso ta começando a engrenar, os assuntos estão interessantes.

Pra não ficar sem um audio nem um visual, ai vai um audiovisual

Fotos da Normandia no proximo post

Abraços

domingo, 26 de setembro de 2010

Domingo chez IKEA

Oi pessoal,

O nosso programão desse domingo foi ir no IKEA, que é uma loja de moveis e de utilidades domesticas bem mais barata que as outras. MAS, como nada é tao facil assim, nao tem IKEA no centro de Paris, so em lugares muito longes e dificeis de chegar =)

Mesmo assim, e ainda com chuva e frio, fomos la pra comprar umas coisinhas pra deixar a casa mais simpatica. A viagem até la rendeu armario, tapete, panela, tabua de passar, edredon, cabide.. ih, a lista é grande hehehe

MAS, mais uma vez, nao é tudo alegria, afinal, comprar é facil mas o problema é carregar tudo isso no onibus, RER, metro, a pé... Ainda bem que no IKEA eles vendem de tudo e até um carrinho de compras muito pratico (olha o Dani com ele na foto), que ajudou bastante no fim das contas.



Ja adiantamos bastante a arrumação, mas amanha ainda tem muito o que fazer, e aih colocamos fotos do quarto aqui, ja mais organizadinho.

Beijos pra vocês!

sábado, 25 de setembro de 2010

Tecnologia enfim funcionando

Bom pessoal,

A moda agora aqui em casa é a alta tecnologia. Compramos o iPhone que é realmente genial, a Cibele comprou um MacBook.

Até ai, tudo beleza.

Até que a Internet não quis mais funcionar, de um dia pro outro...

Tentamos varias manipulações aqui, mas nada de funcionar. Achamos que era alguma incompatibilidade do modem, depois do Mac com o PC, mas nada funcionava.

Mas hoje funcionou! Chutamos umas configurações aqui e deu certo!

Hoje a tarde vamos participar de um Forum Multicultural de Desenvolvimento Sustentavel que vai ter no Grand Palais, organizado entre outros pela Renault. A noite postaremos fotos.

Fora isso, nada de muitas novidades. Fomos no forro durante a semana, encontramos o Philou (amigo de longa data), e ficaram tentando pegar a gente pra participar de um concurso de forro, mas pelos dias e pelas coreografias que tem que preparar, a gente deixou quieto... O talento é escasso e o tempo também.

So pra não ficar sem foto, vai uma foto



Da esq. pra dir.: nos, Milena (BRA), Zé (BRA), Yves (Togo) e Marcela (Rio)

Neste dia, levamos o pessoal pra comer no Petit Grec, o crepe melhor custo beneficio de Paris, e talvez do mundo inteiro. Chegando la, muitas pessoas desistiram, pela aparencia suja do lugar e dos garçons. So estes foram corajosos o suficiente, e o destino recompensou-os com uma refeição farta, deliciosa e a menos de 4 euros.

Abraços


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quotidien à Paris

Oi galera,

Algumas fotos do nosso cotidiano em Paris no link

E um video de uma coisa do nosso cotidiano...

Abraços!

Viagem Bretagne com a Fondation Renault

Post atrasado pra variar...

Na segunda semana de setembro, fizemos uma viagem junto com os outros bolsistas da Renault pela Bretanha, que é a região noroeste da França, passando também pelos Castelos da Loire.

A viagem foi legal, a integração da galera foi joia, com as diversas nacionalidades. A guia da viagem era uma mulher meio chata, que falava num ritmo irritante! Outra coisa que foi dificil pra mim é que a cada duas refeições, 1,5 era peixe!

Fizemos diversas visitas à industrias e algumas coisas turisticas, principalmente:

- Rennes: visita ao metrô, visita ao centro historico
- La Gacilly: visita do centro cultural e da fabrica da Yves Rocher (fabricante de cosméticos naturais, pra quem não sabia, tipo eu). Teve essa foto interessante



- Saint-Nazaire: visita à Airbus, na fabrica de montagem da fuselagem; visita à um estaleiro; visita ao museu de navios Escal'Atlantique. Foram as visitas mais legais, mas não tem foto pois era proibido

- Cordemais: visita da usina térmica da EDF

- Guérande: visita das salinas, o sal de Guérande é um sal famoso aqui na França, ele é natural e cinza, com uns sais minerais e vitaminas a mais; visita do Océarium, aquario de Croisic. A foto abaixo foi no jantar


Da esq pra dir.: Estelle, Graziele, Yusuke, Hiroshi, Ryuta, Motoko, Fernando e eu. As nacionalidades, vocês podem adivinhar

- Roiffé: visita de uma Champignonnière, uma cave onde se "plantam" os cogumelos comestiveis



- Vouvray: visita de uma cave de vinhos espumantes

- Abbaye de Fontevraud: uma abadia bem grande no vale da Loire, foi prisão depois da revolução até os anos 80


- Amboise: fomos no Chateau d'Amboise onde estaria enterrado Leonardo da Vinci, e no Clos Lucé, uma especie de castelinho onde morou o mesmo nos ultimos anos de sua vida, e além de um museu, existem varias maquetes baseadas nos projetos dele. Não temos fotos ainda, esquecemos a maquina no onibus e as fotos estão com uma amiga

Pra quem quiser ver todas as fotos da viagem, clique no link

Abraços!!

sábado, 18 de setembro de 2010

Journée du patrimoine

Oi, pessoal.. tudo bem por aih? Por aqui, tudo tranquilo! =)

Esse é o fim de semana das "journées du patrimoine" aqui na França, que é um dia onde, em varios paises, é aberta a visitação ao publico de varios prédios publicos, que normalmente não se pode visitar.

Pra aproveitar, fomos no Hotel de Ville, no Senado (que fica no Palais de Luxembourg, e é aquele prédio bonito que a gente vê no fim do jardim) e na Assembléia National. Nossa, deu uma canseira rssrss mas deu pra aproveitar bem, e tudo valeu muito a pena!

Amanha a saga das journées du patrimoine continuam... e aih mandamos fotos no final do dia.

Eh, vida de turista cansa também viu rssrss o esquema é descansar, pra voltar o folego pro dia seguinte =P

Aqui ainda é verão mas ja ta com carinha de inverno, de ter que ficar de blusa de frio o dia todo...

Beijos pra vcs!

Cibele

PS.: Esqueci de contar! Meu diploma da ECP chegou hoje! =) Aeeeee hehhehehe

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Viagem Cote d'Azur (dia 9 e 10)

No domingo, fomos pra Monaco.

Primeiro, tentamos a sorte no Casino... Um daqueles Jackpot, que fica rodando as frutinha e tem que fazer a sequencia. Lance minimo, 5 euros. 3 minutos depois a gente ja tinha acabado com os 5 euros. Era melhor ter jogado a grana direto no lixo.


Depois fomos dar um rolê pelo circuito do GP, como por exemplo o tunel, onde passavam um monte de carrão acelerando pra dar uma de formula 1:


Fomos também no Oceanàrio de Monaco. Pro fim da tarde, a gente foi no jogo do Monaco, pelo campeonato francês, contra o Auxerre.



O jogo foi meio ruim, mas pelo menos sairam dois gols, o que não é muito comum na França. Monaco 2 x 0 Auxerre


Na segunda, acordamos e ja fomos pro Aeroporto, chegamos em Paris e ficamos mais dois dias no Eric!

Abraços!

Viagem Cote d'Azur (dia 8)

Sabado, a gente foi pra Menton, na fronteira da Italia.

O guia dizia que Menton era uma praia boa de ir no inverno, porque tinha um microclima clemente ao longo do ano. Chegando là, nublado, vento e quase chuva:




Mesmo assim deu pra aproveitar a especialidade: limão. Tomamos uma limonada, e eu provei um negocio que parecia bom mas era uma merda: um torrão de açucar encharcado de vodka e suco de limao.

Viagem Cote d'Azur (dia 7)

Sexta-feira, dia que fomos para Grasse, a cidade que é famosa pelos perfumes. A cidade é cheia de ladeiras e subidas ou de subidas e ladeiras, dependendo do sentido.



Fomos em uma perfumaria, chamada Fragonard, onde tinha uma visita da fabrica antiga e uma boutique, onde cada um comprou um perfume escolhido pelo outro.



Na hora de comer, pequeno "pobrema": a gente tinha esquecido de pegar dinheiro no hotel. E pra sacar, paga uma taxa meio grande... Dai que a gente foi de boteco em boteco procurando algum que aceitava o cartao que a gente tinha (tipo um TravellerCard). Finalmente chegamo num lugar que tinha umas quiches. Tivemos que passar o cartão antes pra ver se dava certo - a dona não sabia se aceitava o cartão. Pra completar o valor minimo ainda tivemos que comprar uma lata de Ice Tea a mais.


Viagem Cote d'Azur (dia 6)

Quinta-feira, fomos pra uma praia chamada Villefranche-sur-mer, do lado de Nice. Não era areia fininha, mas era uma areia um pouco mais grossa. Um calor de matar, deu pra entrar na àgua. Entrar na àgua nessas praias é o seguinte esquema: quando o calor ta insuportavel, você entra, e ai dà pra ficar na àgua. Senão, não dà.


A noite, pra variar, fomos comer no Vieux Nice, num restaurante chamado chez Juliette, pela segunda vez. Tinha um cachorro sentado no banco e não sei como o bicho ficou quieto a noite inteira! Bem que a placa diz: cachorros são bem-vindos, gatos so com horario marcado!



E isso ai rapaziada!

Viagem Cote d'Azur (dia 5)

Quarta-feira, escolhemos para ir em Saint Paul de Vence, uma citadela fortificada numa colina perto de Nice, que segundo a historia, era fortificada pra se defender dos ataques dos piratas.

A cidade é muito visitada, mas no fundo, a gente nem achou tão legal. As coisas mais legais eram umas esculturas modernas como da foto abaixo:



Ou umas flores exoticas:



Mas legal mesmo foi essa mochila pra crianças com coleira embutida, muito usada aqui na Europa, excelente para uso na pedagogia canina e trazida para o beneficio humano. O menininho na verdade tava tentando chegar perto do carro, e o pai dele so puxando a coleira.



Depois de St Paul de Vence, voltamos pra Nice, e fizemos um picnic no Parc Phoenix, perto do Aeroporto de Nice. Neste parque havia umas estufas e uns animais. Na entrada, a gente tava com medo de não poder fazer picnic, por isso, eu perguntei na bilheteria se tinha àrea pra picnic e a mulher respondeu "sim" com uma cara de quem quer dizer: "Amigo, isso aqui é um parque, os franceses adoram picnic, então claro que tem àrea pra picnic, palhaço".


Esta foto foi tirada graças ao presente do Felipe: um disparador remoto da camera (mão esquerda)

Viagem Cote d'Azur (dia 4)

Terça-feira, ficamos em Nice mesmo, e descobrimos como usar o VéloBleu (tipo de Vélib, aluguel publico de bicicleta). Também tive que comprar um oculos de sol porque o sol tava castigando (no fim das contas comprei um monte de coisa que tinha esquecido de por na mala).


A noite, fomos comer uma pizza e quando eu fui colocar azeite na pizza da Cibele, não lembrava que aqui o esquema é comer pizza com azeite apimentado. So percebi quando tinha encharcado a pizza de pimenta... Essa foto é uma reconstituição dos fatos relatados:



Bom, aproveitamos bastante Nice, da praia até a cidade velha.

Viagem Cote d'Azur (dia 3)

Na segunda-feira, fomos pra Cannes, onde finalmente encontramos uma areia com uma granulometria mais conforme com as normas brasileiras. Deu até pra entrar na àgua!



O lugar onde se passa o festival de Cannes é um tanto quanto sem graça, mas na praça em frente, tem tipo de uma calçada da fama onde os famosos deixam a impressão da mão (tinha no maximo um Van Damme, um Chuck Norris).



Fora isso, na cidade tem um tipo de um Castelo antigo em um morro que chama Suquet. Tem também um hotel grande e bonito, Carlton.

Tava calor pra caramba e um sol forte, tive que comprar um boné no Tourist Office de Cannes...

Noticias rapidas

Antes de continuar a descrição das viagens, algumas noticias frescas:

  Compramos uma impressora, um guarda-chuva, uma blusa de frio, uma garrafa filtrante, um ferro de passar roupa, uns itens de cozinha, uns itens de cama. Tentamos comprar o iPhone mas tà esgotado.

  Compramos uns ingressos pra assistir o Masters de Paris em novembro!

  Esta semana começaram as aulas dos dois cursos, até agora tà sendo devagar, mas as perspectivas são boas. As escolas do meu curso (Ecole des Ponts e Ecole des Mines) são muito legais e o grupo parece ser animado.

  Ja pedi o cancelamento do contrato da residência de Chelles (periferia de Paris) pra poder parar de pagar, ja que nao dormi nem uma noite là.

Este fim de semana tem as Journées du Patrimoine e varios lugares podem ser visitados, tipo a presidência, a bolsa, o senado, etc.

No fim de semana de começo de outubro, vamos fazer uma viagem à Normandia, perto das praias do Dia D (Jour J, em francês)

Pronto, agora segue a descrição da viagem...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Viagem Cote d'Azur (dia 2)

No segundo dia, visitamos Nice pra valer. Fomos na praia, que é de cascalho. A àgua é gelada, e tem que ter coragem pra entrar. Neste dia, so deu até o joelho (ou tornozelo no caso abaixo):


Fizemos um picnic em uma praça que tem umas fontes (Place Gambetta).

Fomos também no porto, aonde tem uns yachts dos extremamente ricos



mas tem também uma vista muito bonita do farol:


Quem quiser ver um pouco mais das fotos de Nice, clique aqui.

domingo, 5 de setembro de 2010

Viagem na Cote d'Azur (Dia 1)

Bom, senhoras e senhores, depois de termos chegado em Paris e dormido no Eric, partimos de avião para Nice, no sabado 21 de agosto.

Chegando là, um sol tremendo e um calor muito bom, quase infernal.

Saimos pra dar um passeio e comprar algumas coisas de primeira necessidade: o chip do celular e uma bermuda pra mim, ja que tinha esquecido de trazer. Na rua principal da cidade, passa o tramway, como vocês podem ver na foto abaixo.



Voltando, aproveitamos pra tirar uma pestana, ja que o sono tava acumulado de alguns dias de viagem e o fuso horario.

Acordamos tarde e acabamos jantando no hotel.

Continua a seguir...